FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Projeto Karatê nas Comunidades pede apoio para ampliar ações em bairros de Feira  
5 de novembro de 2024

Com um trabalho voltado a crianças e adolescentes de Feira de Santana, o projeto “Karatê nas Comunidades”, em funcionamento nos bairros Caseb e Conder, foca ações principalmente na tentativa de evitar que este público ingresse na criminalidade. É o que garantiu o idealizador da iniciativa, professor Rafael Ribeiro de Santana, que falou, hoje, na Tribuna Livre da Câmara. Ao afirmar que atua em meio a um cenário de “falta de investimentos governamentais na área esportiva”, ele solicitou apoio dos integrantes do Legislativo para continuar desenvolvendo suas iniciativas. “O que falta hoje no Município é oportunidade”, disse, ressaltando que o esporte é uma ferramenta ideal para colocar os jovens no caminho certo.

“Trabalhamos bastante com as duas bases do karatê, que são a hierarquia e a disciplina, algo muito necessário nos dias atuais”, explicou. Contando com ajuda da comunidade, o projeto atende aproximadamente 100 pessoas. “Apesar de mantermos foco principal no trabalho com crianças e adolescentes, permitimos acesso a faixa etária diversas, porque o karatê não tem limite de idade”, afirmou.  Além das aulas da arte marcial, acrescentou o carateca, o trabalho inclui ações contra a fome e a pobreza: “Atuamos em comunidades carentes. Então, cientes disto, fazemos doação de cestas básicas, distribuição de roupas e brinquedos, sempre voltados especialmente a participantes da iniciativa”.

Rafael tem 12 anos de atuação no karatê. Sua carreira registra premiações que considera “marcantes”. Em Feira, foi campeão de karatê duas vezes, pelo Centro de Educação Básica da Uefs (Colégio CEB) e conquistou o primeiro lugar disputando pelos colégios Rotary e Odorico Tavares (Caseb). “Meu maior orgulho é ter representado bem a minha arte e os colégios e que estudei. Inclusive, isto culminou com minha participação em uma das edições do Campeonato Baiano, onde fiquei em terceiro lugar”, registrou.

Agora, disse o professor, sua intenção é concluir a sede da academia que está em construção no Caseb e expandir o projeto para bairros como Novo Horizonte, Aviário, Rocinha e Parque Getúlio Vargas. Ele disse ter tomado conhecimento de que subvenções sociais podem ser destinadas para as associações desempenharem seu papel na sociedade. “Por isso, como ser humano que quer resgatar vidas, peço o apoio dos senhores para o projeto que desenvolvemos”, disse. Ele apelou aos vereadores para que “lutem pelo apoio do prefeito Colbert Filho e do governador Jerônimo Rodrigues”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.