FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Projeto transforma Parque de Exposição João Martins da Silva em espaço multiuso
26 de abril de 2022

A ideia de transformar o Parque de Exposição João Martins da Silva em um espaço multiuso destinado a eventos envolvendo os mais variados segmentos, especialmente o agronegócio, começa a tomar forma. Na manhã desta terça-feira (26), a questão foi discutida em uma sessão especial, quando várias propostas foram apresentadas por representantes do Governo Municipal, como parte de um projeto de concessão ao SENAR/CNA, que prevê inclusive a implantação de uma Escola de Equideocultura e um Hospital Veterinário. 
 
Realizada por iniciativa do vereador Jurandy Carvalho (PL), a sessão reuniu dirigentes de diversas entidades representativas de pecuaristas, produtores rurais e promotores de eventos como cavalgadas. Ele defendeu a importância de discutir as propostas de modernização do Parque de Exposição de forma ampla. “É preciso ouvir a sociedade, as representações das entidades e lembrar que Feira de Santana nasceu da feira de animais, sua história é ligada à agricultura e à pecuária”, destacou. 
 
De acordo com o vereador, que voltou a defender a realização da Expofeira, o parque é um espaço importante não apenas para promover o comércio de animais, mas movimentar a economia do município e da região. É exatamente esse o foco do estudo preliminar apresentado pelo arquiteto Arcênio Sampaio. “Inicialmente, um espaço multiuso, não só para o agronegócio, mas contemplando outros segmentos produtivos, como uma escola padrão do SENAR, a sede da Guarda Municipal, áreas para eventos itinerantes e para a Agricultura Familiar”, adiantou.  
 
O projeto ainda não está pronto, mas muitas previsões já foram sinalizadas, como o Centro de Equideocultura Nacional e o Hospital Veterinário para animais de grande porte, conforme citou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sebastião Cunha. “Será a única escola do Brasil de equinocultura. Temos em Feira e arredores em torno de 2.500 baias. Animais de marcha e para esporte”, pontuou Sebastião. O projeto contempla ainda o setor de Agricultura Familiar e instalação de parques de diversões, áreas de convivência e para prática de atividades esportivas. O secretário destacou que “tudo vai passar pela Câmara”. 
 
O secretário de Agricultura, Pedro Américo (União Brasil), reafirmou a necessidade do processo de passar por uma ampla discussão com a sociedade. “A proposta básica da secretaria é a construção de um novo modelo para o espaço”, disse. A iniciativa foi elogiada por representantes de várias entidades, dentre as quais o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, Joelmo Figueiredo, que garantiu apoio ao projeto. Também se manifestaram durante a sessão os vereadores Silvio Dias (PT), Paulão (PSC) e Jhonatas Monteiro (PSOL), além de várias pessoas que ocuparam o plenário e a galeria. 
 
 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.