FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Reconstrução mamária deve ser no mesmo ato cirúrgico da mastectomia, afirma enfermeiro
24 de outubro de 2023

Não se trata de regra, mas é expressivo, o número de mulheres tratadas com mastectomia total que desenvolvem uma “autoimagem corporal ruim”, sofrendo consequências emocionais negativas. A constatação é do  enfermeiro Danilo Queiroz, servidor do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), que  representou a presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), Gilberte Lucas, em sessão solene realizada ontem (23), pela Câmara, para marcar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama. O vereador Pastor Valdemir (PV) foi o autor do requerimento propondo o evento na Casa da Cidadania.

Ao chamar a atenção dos presentes para o problema, Danilo sugeriu às autoridades da área de saúde no Município que seja ofertado, através do SUS,  mastectomia e reconstrução mamária no mesmo ato cirúrgico preventivo: “Precisamos lutar para garantir este direito porque essas mulheres precisam conseguir se enxergar novamente”. Com oito anos de experiência no setor radiológico, o profissional de enfermagem disse que já acompanhou o tratamento de pacientes que se sentiam constrangidas com o próprio corpo.

Presente no evento, a influenciadora digital Ana Maura Matos relatou a sua experiência como paciente oncológica. Segundo ela, “o pós-câncer é tão desafiador quanto o processo de diagnóstico”, principalmente em virtude da mutilação causada pela retirada das mamas. “Todos os dias que eu olho para o espelho, ele me diz que eu passei por uma mutilação”. Outra dificuldade mencionada por ela é agendar e realizar  consultas e exames de acompanhamento do pós-câncer pelo SUS dentro do prazo recomendado: “É um grande desafio porque nós não temos tempo para esperar”.

Enfermeira do CMPC, Damares Rocha divulgou a disponibilidade do equipamento, através de sua equipe multidisciplinar, em exames como Raio X, coleta de material, colonoscopia, biópsia, punção da mama, entre outros. Apesar da maior procura durante o Outubro Rosa, a esposa do vereador José Carneiro Rocha lembra que o Centro executa ações de prevenção, diagnóstico e acompanhamento durante todo o ano. No entanto, observa a sua colega Maria Carolina Oliveira, é baixa a procura nos meses fora da campanha.

AÇÃO NO SHOPPING POPULAR, NESTA SEXTA

As ações de conscientização e alerta para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama são intensificadas em outubro, mês de campanha nacional sobre a doença. Neste ano, a marcação para atendimento no CMDI e CMPC está sendo realizada através do WhatsApp, no número (75) 9 8346-2576. Na sexta-feira (27), haverá atendimento e marcação de exames de forma presencial no Shopping Popular, das 8h ao meio-dia.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.