FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Reflexões sobre a importância do cuidar marcam Dia Municipal da Enfermagem
4 de dezembro de 2021

A importância do cuidar, arte milenar que requer atenção, sensibilidade e sabedoria, foi o tema principal das reflexões propostas na noite desta sexta-feira (3), durante a Sessão Solene comemorativa do Dia Municipal da Enfermagem, registrada em 12 de maio, quando não houve celebração por conta da pandemia de Covid-19. A iniciativa de realizar a solenidade que homenageou 37 profissionais da área, que atuam em unidades de saúde públicas e privadas, foi da vereadora Lu de Ronny (MDB).

“Cuidar é inerente à profissão”, disse a vereadora e enfermeira, ao recepcionar os convidados para a noite festiva em que comemorou a aprovação da PL 2564, que estabelece um piso salarial digno. “Precisamos nos impor e fazer jus”, afirmou Lu de Ronny, citando projeto de sua autoria aprovado na Câmara Municipal que cria espaço de descanso para os profissionais de Enfermagem nas instituições de saúde de Feira de Santana. 

Admitindo que categoria tem problemas, a vereadora foi enfática ao afirmar que sem obstáculo não há amadurecimento e crescimento profissional ou pessoal. “Precisamos nos unir em torno de um objetivo comum”, conclamou, colocando-se à disposição para defender a classe e pedindo apoio aos colegas: “Sou enfermeira e estou vereadora. Não trabalhamos sozinhos e não podemos permitir que o sistema destrua nossos princípios”. 

Presidente interino do Conselho Regional de Enfermagem (COREN), Holmes Rocha dos Santos Filho destacou o trabalho de Lu de Ronny e defendeu a importância de enfermeiros e técnicos de Enfermagem terem representantes na política em níveis municipal, estadual e federal. A enfermeira Dart Clair Cerqueira, membro do COREN e diretora de Comunicação do Sindsaúde, também defendeu a necessidade de representação. “Precisamos ocupar esses espaços e ter a nossa voz, visibilidade”, disse.

“Eu não sou enfermeira, mas sou gestora de uma unidade em que 70% do quadro é da área de Enfermagem. É o coração da unidade”, citou Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar Inácia Pinto dos Santos, que administra o Hospital da Mulher. Segundo ela, a unidade materno infantil hoje é campo de estágio para faculdades de Salvador, na área de Enfermagem Obstétrica. Para o vereador Professor Ivamberg (PT), a melhoria da saúde pública passa pela valorização da Enfermagem. 

“Melhorar a saúde em Feira de Santana é um compromisso”, destacou Professor Ivamberg, que dividiu a condução da sessão com Lu de Ronny. Fizeram parte da mesa aindaGilberte Lucas, Holmes Rocha dos Santos Filho e Dart Clair Cerqueira. Durante a solenidade os enfermeiros foram homenageados com certificados e placas alusivas ao Dia Municipal da Enfermagem. A vereadora Lu de Ronny também foi homenageada pelos assessores de seu mandato.

Homenageados

Gislane Marins Santos Cerqueira (Hospital Geral Clériston Andrade), Evelin Oliveira da Silva (Hospital da Mulher), Sheyla Santana de Almeida (UPA da Queimadinha), Nathalia Conceição Santana Carvalho (EMEC), Deraldo Gomes Azevedo (APAE), Thais Aparecida da Hora Macedo (CEPARH), Tamires Limeira Magalhães (HTO), Íris Cardoso de Souza Mangabeira (Hospital São Mateus), Lívia Rios (HAPVIDA), Sabrina Borges Teixeira de Almeida (UNACON), Juliana Freitas da Silva (Hospital Ortopédico), Verônica Leal Cavalcante (Hospital Dom Pedro), Isabela Peixinho de Ataíde Macedo (Bambino), Thaiane de Lima Oliveira (Hospital Santa Emília), Ana Paula de Oliveira (Hospital Santa Helena), Ana Clara Lacerda Falloum (Casa de Saúde Santana), Carla Oliveira de Souza Carvalho (Hospital Otorrinos), Bárbara Gracyele Nunes Ferreira (IMA-GBO), Dejane Ferreira Lima (Hospital Colônia Lopes Rodrigues), Maiza Sandra Ribeiro Macedo (SAMU), Viviane Almeida (Policlínica George Américo), Débora Carneiro Gomes (Policlínica do Feira X), Israeli de Jesus Amaral (Policlínica de Humildes), Louise Conceição Lima (Centro Social Urbano – CSU), Larissa Cristina da Silva Almeida (Policlínica do Parque Ipê), Vera Lúcia Galindo da Silva (Coordenação das Policlínicas), Hellen Nara de Almeida Costa (Coordenação da Atenção Básica).

Foram contemplados ainda os profissionais Lucas Coleta dos Reis Alves, Giszele de Jesus dos Anjos Paixão, Kátia Nascimento Gama), Josimari Xavier dos Santos, Joice dos Santos Reis, Cristiano Cardoso dos Santos, Daniela Pinheiro dos Santos, Stela Renathe Tolentino Souza, Gilma do Carmo Campos Alves e Aprígio da Silva Filho, todos integrantes do COREN.  

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.