FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Região da futura sede da Secretaria de Cultura precisará de estacionamento e rua alargada
22 de abril de 2025

Os projetos de reforma da antiga Escola Maria Quitéria e da Praça Eduardo Fróes da Motta, anunciados pelo Governo Municipal, devem incluir o alargamento das vias de acesso e a criação de um recuo para estacionamento de veículos no entorno do prédio. A proposta será encaminhada ao prefeito José Ronaldo (UB) por meio de indicação do vereador Pastor Valdemir (PP). Durante a sessão desta terça-feira (22), na Câmara Municipal, o parlamentar destacou a importância das intervenções, especialmente porque o imóvel histórico será a nova sede da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).

Pastor Valdemir justifica que as obras realizadas nas ruas e calçadas de Feira de Santana, por meio do projeto Novo Centro, estreitaram algumas vias. Com a instalação da Secretaria no local, ele avalia que o fluxo de veículos aumentará, elevando o risco de congestionamentos. Além da indicação, o vereador também protocolou uma Moção de Parabéns ao prefeito José Ronaldo pela “brilhante iniciativa”. Segundo ele, a reforma do prédio representa o “resgate da cultura e história de Feira de Santana” e demonstra que o gestor está sensível às demandas relacionadas com a memória da cidade.

Para o vereador Jorge Oliveira (PRD), a reforma do imóvel e a transferência da SECEL para o espaço significam economia para o município, já que atualmente a pasta funciona em imóvel alugado. Ele também ressaltou a importância da permanência das atividades da pasta no centro da cidade. “Se as secretarias forem reestruturadas para funcionar em prédios públicos como esse, estarão mais próximas umas das outras, o que será melhor e mais econômico para os nossos munícipes”, avaliou.

A iniciativa também foi elogiada pelo presidente da Câmara, vereador Marcos Lima (UB), que considerou acertada a decisão do prefeito José Ronaldo de instalar a SECEL em um prédio histórico, com mais de 100 anos de construção e tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC).

ACESSIBILIDADE

Outra indicação, desta vez apresentada por Jorge Oliveira, também será encaminhada ao prefeito José Ronaldo. O parlamentar solicita a instalação de recursos de acessibilidade no prédio reformado, como piso tátil, rampas, elevador e escada rolante. Segundo ele, essas adequações garantirão que idosos e pessoas com deficiência possam acessar a futura sede da Secretaria de Cultura, para que “tenhamos um equipamento público com autonomia e segurança”.

CENTRO ADMINISTRATIVO

Durante o debate, os vereadores Pastor Valdemir e Ismael Bastos (PL) também sugeriram a criação de um Centro Administrativo para a Prefeitura de Feira de Santana. A proposta prevê a concentração, em um mesmo espaço físico ou em áreas próximas, paea abrigar todas as secretarias municipais e os principais órgãos da administração pública, com o objetivo de facilitar a gestão e o atendimento à população.

 

Foto: Segov

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.