Requerimento questiona remanejamento de médicos especialistas do CSE
26 de agosto de 2021
Com o objetivo de solicitar informações ao Executivo Municipal acerca do remanejamento de médicos especialistas do CSE – Centro de Saúde Especializado Dr. Leone Leda, tramita na Câmara Municipal o requerimento nº 202/2021, de autoria da vereadora Lu de Ronny (MDB). A propositura, aprovada após discussão na sessão desta quinta (26), requer informações sobre a quantidade de médicos especialistas que foram remanejados do centro para outras policlínicas, qual o critério utilizado pela Secretaria de Saúde para realizar tal remanejamento, e se existe planilha de metas necessárias que possa ser aplicado ao centro para fundamentar o desligamento de médicos especialistas.
A autora do requerimento considera que a solicitação visa atender inúmeros e constantes pedidos formulados pelos munícipes, uma vez que apresentaram reclamações que a Secretaria Municipal de Saúde está remanejando médicos especializados do Centro Especializado em Saúde Dr. Leone Leda (CSE) para outras policlínicas do município, sem qualquer justificativa.
Ainda, o requerimento visa obter tais informações diante das missões do centro, dentre as quais estão a de descentralizar o atendimento de pacientes e desenvolver ações de saúde através do trabalho de equipe multidisciplinar. Também, a propositura leva em conta a finalidade de dar retaguarda às unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (USF).
Busca-se ainda saber as informações acerca dos questionamentos porque o Centro Especializado em Saúde Dr. Leone Leda (CSE) constitui-se em importante componente da assistência à saúde dos munícipes, visando a melhoria na qualidade dos serviços destinados aos usuários do Sistema Único de Saúde deste município.