FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Restaurantes dificultam em Feira a coleta do óleo de cozinha já utilizado, denuncia Movimento Água é Vida
25 de maio de 2021

Restaurantes e refeitórios estão dificultando, em Feira de Santana, o trabalho da ONG denominada Movimento Água é Vida (MAV), que coleta neste Município o óleo utilizado no preparo de refeições . A denúncia foi feita nesta terça (24), pelo presidente da entidade, José Carlos Passos Souza, na Tribuna Livre da Câmara. Segundo ele, proprietários desses estabelecimentos, em vez de colaborar fazendo a entrega do líquido usado para o descarte responsável, querem lucrar com a venda do produto ao MAV. “Nem todos recebem a nossa equipe de coleta. E alguns que nos recepcionam, propõem vender o que, na verdade, é considerado lixo”, protesta o dirigente, pedindo o apoio do Legislativo nesta causa.
 
Conforme Carlos Souza, o recolhimento do óleo após o preparo de refeições no município só atinge 2% da quantidade utilizada. Enquanto isso, dados da Embasa informam que cada litro de óleo lançado na pia contamina 1 milhão de litros de água. Em 2012, quando praticamente toda a cidade descartava óleo de cozinha “em qualquer lugar”, uma pesquisa apontava que 100 mil litros do produto eram lançados na natureza.
 
Ele também apelou aos vereadores que contribuam destinando verbas das subvenções sociais, no Orçamento do Município, para projetos ambientais desenvolvidos pela Organização Não-Governamental. Alguns já fizeram indicações ao MAV e ele citou Lulinha (DEM), Eremita Mota (PSDB), Luiz da Feira (PROS), Zé Curuca (DEM) e Edvaldo Lima (MDB).
 
Com 24 anos de atividades completos em 21 de maio, o Movimento tem três projetos em curso. Além do MAV Recicla, que faz a coleta do óleo de cozinha utilizado, há o “troco voluntário”, com apoio da CDL (Clube dos Dirigentes Lojistas)- propõe ao cidadão colaborar com a entidade quando faz compras no comércio. “Se comprou 9 reais e pagou com uma nota de 10, pode deixar 1 real de troco para o MAV”. E tem o programa “Sua Nota Premiada”, relacionada a notas fiscais, que beneficia a todas as organizações sociais  cadastradas.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.