Feira de Santana vai passar a comemorar anualmente em 28 de janeiro, conforme aprovado pela Câmara, o Dia do Samba de Roda São Francisco do Rosário. Projeto de Lei de autoria do vereador Luiz da Feira (PROS) incluindo o evento no Calendário Oficial do Município, passou pelo crivo dos vereadores em segunda e última votação nesta segunda (7). O nome atribuído às comemorações remete ao grupo de samba São Francisco do Rosário, criado por amigos capoeiristas da comunidade Alto do Rosário, região do bairro Santo Antônio dos Prazeres, em 28 de janeiro de 2015. “É mais um projeto visando com que a Câmara enalteça a cultura feirense, tão rica. Essa celebração é importante, pois o samba de roda é uma das joias da cultura brasileira, por sua beleza, perfeição técnica, humor e poesia”, justifica o autor, no texto da proposta. O vereador lembra o “papel importante” que essa manifestação musical com origem no Recôncavo baiano vem desempenhando nas próprias definições da identidade nacional, passando a ser considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, depois que o governador Rui Costa decretou o reconhecimento no Livro de Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas, com publicação no Diário Oficial da Bahia (decreto nº 19.494). O Samba de Roda foi reconhecido como patrimônio pelo IPHAN desde 2004 e reconhecido como Obra Prima da Humanidade pela UNESCO desde 2005.
EDVALDO E ELI VOTARAM CONTRA
Os vereadores Edvaldo Lima (MDB) e Eli Ribeiro (Republicano) votaram contra a aprovação da matéria justificando que, como cristãos, não poderiam referendar algo que “não esteja em consonância com os princípios evangélicos”. Edvaldo disse que “se fosse só o dia do samba de roda” votaria favorável, mas o projeto “contém o nome de santo [São Francisco]”.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.