FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Santa Casa de Misericórdia completa 165 anos e anuncia hospital de oncologia em Feira de Santana
26 de março de 2024

Ao completar 165 anos de atividades, a Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana anuncia um grande presente para o município e região: o projeto de construção do futuro Hospital Baiano de Oncologia (HBO). A unidade vai expandir os serviços de alta complexidade em oncologia na região centro-leste do Estado, oferecidos pela Unacon. A boa notícia foi apresentada pelo provedor da Santa Casa, médico Rodrigo Matos, em pronunciamento na Câmara, esta terça-feira (25), durante sessão solene comemorativa por mais um ano de existência da instituição, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara. A presidente da Casa da Cidadania, Eremita Mota (PSDB) foi autora do requerimento propondo este evento.

“A assistência à saúde, pelo SUS, só se faz com profissionais vocacionados e formação médica qualificada”, afirmou o provedor, que destacou o empenho da equipe, “focada em cuidar de pessoas, com acolhimento e humanização”. O provedor agradeceu a participação da sociedade nesse projeto, ao longo da história da Santa Casa e do HDPA, bem como aos membros do Conselho de Administração, colaboradores e corpo médico. Atualmente, ele lembrou, ocorrem simultaneamente, na Santa Casa, oito programas de residência médica em áreas como clínica geral, cardiologia e ortopedia, além de um centro formador de endoscopistas.

Citou ainda a realização de procedimentos fundamentais a exemplo de cateterismo cardíaco, fraturas, traumas e retinopatia diabética (que evolui para a cegueira) e, especialmente, a evolução do tratamento do câncer. Segundo o provedor, ao invés de importar, Feira de Santana atualmente passa a exportar medicina especializada.
Rodrigo Matos tambem falou de desafios, dos recursos menores que as despesas de custeio.

A sessão solene, que recebeu várias autoridades, funcionários do órgão e do Hospital Dom Pedro, além de dezenas de pessoas da comunidade, registrou na Mesa de Honra as presenças do provedor Rodrigo Matos, superintendente da Santa Casa, Tácio Bezerra, os diretores Edival Gomes e Mariana Souza, mais Michele Teixeira, do Conselho de Administração.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.