Secretaria de Desenvolvimento Social deve informar à Câmara quais serviços existentes para a população idosa
26 de abril de 2022
Saber quais os serviços existentes para a população idosa na Secretaria de Desenvolvimento Social, em especial a lista de idosos que aguardam vagas para os acolhimentos. Esse é o objetivo do requerimento nº 108/2022, de autoria do vereador Galeguinho (PSB), em tramitação na Câmara Municipal. O requerimento é direcionado à secretaria acima citada e ao prefeito Colbert Martins Filho.
Questiona-se, mais precisamente, quais são os serviços existentes para a população idosa oferecidos pela pasta, qual a capacidade de atendimento à população idosa, quantos idosos estão na lista de espera para aguardarem vagas para os acolhimentos, qual o valor disponível no Fundo Municipal do Idoso, e quais são as ações realizadas com o Fundo.
De acordo com o autor do documento, considerando que o Estatuto do Idoso estabelece que é obrigação da família assegurar que ele tenha saúde, alimentação, liberdade, mas nem todos os familiares têm condições de cuidar, às vezes por falta de tempo e/ou dinheiro, ainda há aqueles que preferem simplesmente se afastar.
Ainda, pontua-se no requerimento que o crescente aumento da população idosa é um fenômeno que vem ocorrendo em escala global, e que no Brasil, em todos os seus municípios, a população envelheceu aumentando a procura por serviços públicos, tornando os idosos cada vez mais dependentes de políticos capazes de atender suas necessidades.