FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Secretária de Desenvolvimento Social firma compromissos com comissão da Câmara
4 de abril de 2025

 

Retorno da oferta de cursos profissionalizantes, melhor estrutura para a atuação dos integrantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social, auxílio a funerais e atendimento ao público nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Todos esses temas foram abordados pela Comissão de Saúde, Desenvolvimento Social e Desporto da Câmara de Feira de Santana, em uma visita à secretária de Desenvolvimento Social do Município, Gerusa Sampaio, nesta quinta (3). O presidente da Comissão, Lulinha da Gente (UB), considerou o resultado do encontro satisfatório. Ele disse que foram firmados compromissos importantes, pela secretária e que, dentro de alguns meses, a pasta vai estar oferecendo serviços que foram interrompidos à comunidade. Além de Lulinha, integram o colegiado o vice-presidente Jorge Oliveira (PRD) e os membros Eli Ribeiro (Republicanos), Luiz da Feira (PP) e Zé Curuca (UB).

“Cursos eram oferecidos nas associações. Os profissionais que atuavam como instrutores vão voltar, isto está sendo reestruturado”, disse ele. Os conselheiros, por sua vez, serão “colocados em um local adequado, bonito, em um espaço melhor para que possam dar assistência ao povo”. Conforme apurou a Comissão, tambem passa por um processo de reestruturação, por parte da gestão da Sedeso, o atendimento prestado pelo CRAS, bem como a assistência aos funerais – agora, são duas empresas do segmento a prestar o serviço. O transporte por meio de ônibus, para as pessoas que desejam acompanhar o sepultamento, vai voltar a ser disponibilizado.

“A secretária, que é vereadora, assumindo essa pasta pela segunda vez, tem feito um bom trabalho aqui e acredito que vai melhorar muito mais ainda, dentro de alguns meses, tempo que o prefeito está necessitando para organizar a casa”, disse o presidente do órgão legislativo. Para o vice-presidente Eli Ribeiro (Republicanos), a secretária deixou claro a intenção de solucionar problemas como a dificuldade nos velórios: “Questões como a disponibilidade de urnas funerárias, de ônibus, que são importantes para o povo carente, estão sendo resolvidas”.

SECRETÁRIA PROMETE APURAR PROBLEMAS “IN LOCO”

A secretária Gerusa Sampaio disse que o encontro foi “muito produtivo”, na medida em que “dirimimos dúvidas e também recebemos ideias”. Ela promete, “principalmente a esse público tão vulnerável, um atendimento sensível, acolhedor e humanizado”. Sobre o funcionamento do CRAS, um dos pontos discutidos, ela observou que é prioridade ajustar o trabalho de cadastro das pessoas, um dos gargalos nas unidades. “Vamos caprichar na orientação dos nossos cadastradores, já que, muitas vezes, o público não sai satisfeito”. Uma vez notificada de alguma irregularidade, a Secretaria vai apurar “in loco”, para saber “qual é o CRAS e qual o cadastrador que não está dando a devida atenção”.

Sobre o ônibus no auxílio- funeral, Gerusa admitiu que ainda não está sendo disponibilizado: “A Prefeitura consegue oferecer a urna e o espaço, mas ainda estamos faltando o ônibus. Já foi solicitado e será também licitado”. Quanto aos chamados “benefícios eventuais”, ela registrou que equipamentos como cadeira de rodas e muletas e a doação de fraldas não são mais ações da responsabilidade da assistência social. Desde 2012, pontuou, existe uma lei, federal, que direciona esses benefícios para a área de saúde dos municípios. A pasta continua concedendo, no entanto – além do auxílio funeral – o enxoval e a cesta básica.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.