FECHAR
Sequelas respiratórias e fadiga muscular, desafios da saúde em pacientes que sobrevivem à Covid-19
16 de abril de 2021

A necessidade de acompanhamento para a recuperação dos pacientes após o período de internação foi salientada pelo fisioterapeuta André Luiz Villa Flor na audiência pública realizada pela Comissão Especial de Combate à Covid-19, Câmara Municipal de Feira de Santana, nesta quinta (15).

“Os pacientes desenvolvem complicações respiratórias em qualquer estágio da Covid-19, sejam eles estratificados como leve, moderado ou grave. Muitos desenvolvem complicações respiratórias, motoras, musculares”, disse. 

Villa Flor, que é membro da coordenação do hospital de campanha de Feira de Santana, chamou à atenção para a gama de profissionais que devem estar envolvidos na recuperação pós internamento. “Uma doença que traz tanta repercussão na atividade de vida diária, a gente tem que abrir o espectro e vê-la como um todo, ver todos os profissionais que podem ser envolvidos no processo de reabilitação desse paciente, como médicos, psicólogos, fisioterapeutas”. 

O fisioterapeuta também falou sobre o trabalho exitoso na reabilitação de pacientes internados, mas frisou a necessidade de continuidade pós alta médica. “No hospital de campanha temos feito um trabalho incisivo na questão da reabilitação intra hospitalar. A gente consegue melhorar muito a condição do paciente utilizando, às vezes, recursos que nem temos na rede privada. O que a gente precisa é avaliar e acompanhar esses pacientes no pós Covid.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.