Os servidores da Câmara Municipal, efetivos e comissionados, estão participando, desde a semana passada, de um curso sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) – lei nº 13.709/2018. O objetivo é reafirmar o compromisso de zelo e segurança da Casa com os dados utilizados em benefício da população, sejam próprios ou de terceiros.
Divididos por turmas, os servidores estão adquirindo conhecimentos sobre a regulamentação da lei, bem como a proteção e a transferência de dados pessoais em todo o território nacional e internacional, em âmbito público ou privado. A lei ainda tem como objetivo garantir um efetivo controle por parte dos titulares sobre suas informações pessoais.
O curso é ministrado pela Dra. Manuela Lima que pontua, dentre outras coisas, os princípios que compõem a lei, a exemplo do princípio da finalidade, da transparência, da segurança, da prevenção, da não discriminação, e da responsabilização e prestação de contas.
Ainda, os servidores podem aprender sobre as bases legais na Administração Pública, quais sejam consentimento, legítimo interesse, obrigação legal ou regulatória, execução de políticas públicas. Vale ressaltar que o órgão responsável pela interpretação, estabelecimento de normas e diretrizes e outras competências é a ANPD – Autoridade Nacional de Proteção de Dados.
A Câmara Municipal defende a transparência na divulgação dos dados relativos à sua gestão administrativa e política, bem como há a missão de zelar pela ampla discussão das questões referentes ao bem-estar do povo e ao desenvolvimento da nossa cidade.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.