Servidores efetivos perdem gratificações enquanto temporários recebem vantagens de quase 30 mil reais
16 de junho de 2021
Durante a pandemia da Covid-19, diversos servidores municipais foram surpreendidos com cortes das gratificações, enquanto cargos temporários da Prefeitura permanecem com vantagens de quase 30 mil reais. A situação foi exposta pelo presidente da Associação dos Motoristas, Operadores de Máquinas e Mecânicos, Waldeck Fause, que utilizou a tribuna livre da Casa da Cidadania na sessão de ontem (15).
Motorista da Prefeitura, Waldeck destaca que o cargo de diretoria do seu setor recebe vantagens de R$28.300,00. Ele acrescenta que existem outros funcionários temporários que, ainda em meio à pandemia do coronavírus, tiveram os adicionais mantidos. Em contrapartida, os servidores efetivos lidam com cortes de gratificações garantidas pela Lei Complementar Nº 1/94, que dispõe sobre o Estatuto, Previdência e Sistema de Carreira dos Servidores de Feira de Santana.
Surpreendidos com a redução salarial e com dificuldades para arcar com as despesas mensais, os motoristas, operadores de máquinas e mecânicos da Prefeitura pleiteiam pela manutenção do Adicional por Jornada Excedente (AJE) dos efetivos, por salário com estabilidade econômica, incorporação de gratificações na remuneração, isenção do IPTU e pelo pagamento de insalubridade e periculosidade.
Representante da categoria, Waldeck Fause também pede que o auxílio transporte volte a ser pago em dinheiro. O servidor afirma que a forma atual, com passagens creditadas no cartão Via Feira, não contempla as demais formas de transporte público regulamentadas no município. “Não tem como a gente se locomover em um transporte público tão precário, sujo e que quebra toda hora, fazendo atrasar o serviço público. Transporte que anda lotado e não cabe nem mais uma folha de papel”.