FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Setembro Amarelo: coronavírus tem levado à depressão e até ao suicídio
1 de setembro de 2020

A pandemia de coronavírus é fator para o aumento dos casos de depressão e, até mesmo, levar as pessoas a tirar a própria vida. A advertência é do  vereador Isaías de Diogo (MDB), que discursou nesta segunda-feira (1), na Câmara, sobre o Setembro Amarelo, período em que, em todo o país, acontece uma campanha de conscientização contra a prática do suicídio, realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. “Muitas pessoas morreram porque souberam que estavam com a Covid-19. Elas tiraram a sua própria vida porque souberam que estavam com esta enfermidade, criaram um terror dentro delas”, diz o vereador, sugerindo que o problema seja alvo de atenção pelas autoridades.

Ele entende que  o suicídio é cometido porque muitas pessoas não lidam bem como as dificuldades da vida. “Decidem fazer isso por conta da pressão vivida dia após dia: a falta de emprego, a decepção nas amizades, nos relacionamentos, no cuidado com os filhos. Tudo isso faz com que se sintam isoladas, depressivas e muitas vezes não conseguimos identificar essa doença silenciosa”.  Isaías disse ter acompanhado de perto o caso de uma mulher que cometeu o suicídio, no bairro Feira X onde mora. “Eu vivi isso na comunidade , uma senhora de quase 50 anos tirou a sua própria vida. Ela teve uma coragem que, meu Deus, não sei de onde veio aquela força. Porém, nada justifica você tirar a sua vida”. Chamou a atenção para o fato de que a sociedade  não consegue “ouvir a voz dessas pessoas, mas pode perceber nas atitudes o sofrimento delas”. O vereador observa que a Prefeitura de Feira destaca em suas redes sociais a campanha. “Este vereador também. Todos devemos alertar em nossas  redes, sobre a cor amarela e o combate ao suicídio”, conclamou. Lembrou que a palavra de Deus diz sobre “ter vida em abundância” e deixou uma mensagem para as pessoas: “se você está se sentindo só, abandonado, procure um amigo,  converse, abrace, ame. Não jogue a sua vida fora”.

ELI RIBEIRO

O vereador Eli Ribeiro (REP) disse que este é um assunto que abala o mundo inteiro. “Sabemos que a depressão é o vazio da alma; a pessoa entra num poço sem fim e não há remédio que resolva isso. Entendemos que é um espírito opressor que leva as pessoas a tirarem sua vida. Na igreja Universal realizamos uma reunião que discute esse tema”.

 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.