Sindicância deve investigar suposta venda de remédios do SUS em farmácias de Feira
28 de junho de 2022

Uma sindicância deve ser instaurada para investigar a suposta venda de antibiótico com lote exclusivo da Secretaria Municipal de Saúde por farmácias privadas. A sugestão é do vereador Professor Ivamberg, que, na sessão desta terça-feira (28), disse ter constatado, ao realizar visitas técnicas em unidades públicas de saúde de Feira de Santana, a falta de remédios que deveriam estar disponíveis nesses equipamentos.

A apuração da denúncia é necessária para identificar os responsáveis e como ocorreu o suposto crime, destaca Ivamberg. Também profissional da saúde, ele cita que o antibiótico em questão, amoxicilina com clavulanato, é um medicamento controlado. Além de necessitar de uma receita carimbada por um profissional da medicina ou odontologia, também precisa de “controle através de sistemas na Secretaria de Saúde e nas farmácias”.  Por esta razão, questiona: “quem é responsável pela farmácia não vai saber da entrada e da saída desta medicação? Como é que chegam 100 caixas de amoxicilina à secretaria e de repente somem sem ser dispensadas a algum posto de saúde? Será que essa medicação é interceptada nesse trânsito?”.