FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sindicalista cobra pagamento de piso de dois salários mínimos a agentes de endemias
9 de junho de 2022

A defasagem da lei municipal que regulamenta o piso salarial dos agentes de endemias em Feira de Santana foi denunciada pelo presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde (SINDACS), Antônio Oliveira do Rosário, nesta quinta-feira (9), na Tribuna Livre da Câmara Municipal. É que a Emenda Constitucional sancionada no dia 5 de maio estabelece o piso salarial dos agentes em dois salários mínimos, enquanto em Feira a base a inda é R$1.014,00. 
 
 
O sindicalista pediu aos vereadores a atualização da lei municipal, lembrando que o novo piso há está sendo pago em vários municípios. “A verba é federal, portanto o pagamento não onera os cofres municipais. A desvalorização da categoria também foi citada por Antônio do Rosário. “Há quatro anos o prefeito não nos atende, estamos há sete anos sem fardamento”, lamentou, ressaltando que a categoria é quem dá o primeiro atendimento na rede básica.   
 
 
Antônio do Rosário destacou ainda a falta de EPIs e de equipamentos de uso temporário, a exemplo de guarda-chuva e capas protetoras em períodos chuvosos. “É inadmissível que o trabalhador que dá o primeiro atendimento, ali na base, não seja valorizado, não apenas por salário, mas por falta de equipamentos de proteção”, sinalizou. Apesar da falta de condições, segundo ele, a categoria continua fazendo visitas às famílias pelo menos uma vez no mês e apresentando relatório de produtividade. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.