FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sindicalista feirense anuncia luta por retorno de refinaria baiana para a Petrobras
14 de novembro de 2024

Retornar para o controle da Petrobras a antiga Refinaria baiana Landulpho Alves (Rlam), rebatizada de Refinaria de Mataripe após privatização. Um dos objetivos da Federação Única dos Petroleiros (FUP), esta meta, de reestatizar o complexo, foi anunciada em pronunciamento, na Câmara de Feira de Santana, pelo coordenador geral da Federação, Deyvid Bacelar. Na terça (12), em sessão solene do Legislativo, o sindicalista feirense, destaque nacional, foi agraciado pelo Legislativo com a Comenda Maria Quitéria. Ele considera a medida uma das alavancas da categoria petroleira para impulsionar o desenvolvimento de toda a Bahia.

Segundo Deyvid Bacelar, a reestatização da refinaria, privatizada pelo governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em 2021, deve gerar diversos benefícios para a população de todo o Estado, entre eles, a queda do preço do botijão de gás “para um valor mais justo”.  Ele destaca que, atualmente, o feirense paga, em média, R$ 148,00 por um botijão, enquanto os cidadãos dos demais estados brasileiros desembolsam em torno de R$ 105,00.

Outra pauta defendida pela FUB é a retomada da produção de fertilizantes pela Petrobras. Segundo Deyvid, a atividade, atualmente interrompida, deve contribuir para o crescimento do agronegócio em todo o país. Além disso, a Federação defende a retomada das atividades do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragogipe, que, enquanto estava em funcionamento pleno chegou a empregar mais de 7 mil pessoas, conforme registrou o sindicalista.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.