Novembro é o mês oficial de combate ao câncer de próstata. Intitulada “Novembro Azul”, a campanha é realizada todos os anos e visa alertar a população, especialmente os homens, sobre a importância do diagnóstico precoce e da realização do exame de toque retal. O assunto foi abordado na Câmara Municipal nesta terça-feira (21) pelo vereador Professor Ivamberg (PT). “Não devemos ter preconceito em fazer o exame”, disse ele, ao alertar que hábitos como tabagismo, alimentação não saudável, exposições ocupacionais a agentes cancerígenos e sedentarismo são condições que aumentam o risco de os homens terem câncer de próstata.
Segundo o vereador e odontólogo, “para além do preconceito, infelizmente aqui em nossa cidade não temos as condições necessárias para realizar a prevenção básica da doença na área da saúde, já que estamos vendo vários profissionais sem salários, unidades sem condições de atendimento”. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que o câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido à doença.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.