FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Sob onda de mortes na cidade, Prefeitura de Feira não cumpre lei que determina criação do Mapa Municipal da Violência
17 de janeiro de 2023

A Prefeitura de Feira de Santana não está cumprindo uma lei importante, no atual momento em que  é crescente o número de homicídios nesta cidade. Trata-se do dispositivo de número 377/2022, de autoria do vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), que determina a criação do  do “Mapa Municipal da Violência”. É obrigação do Governo, ele adverte,  produzir dados “sobre essa matança”, entendendo o recorte de gênero racial, território e idade. São dados que possibilitam saber “o que se passa e onde precisa de mais investimento, para prevenir a criminalidade e impedir que ela se desenvolva ainda mais”. 

De acordo com o vereador, a gestão não deveria estar “tentando remediar” o problema. “Depois que acontece, já é tarde, o sangue correu pelas calçadas e infelizmente não tem volta, para as famílias”, assinala. Jhonatas observa que o poder público precisa “abrir os olhos” e dizer à sociedade o que acontece em relação a esta onda de mortes: “não é um processo natural e por isto precisa ser estudado, sendo o Mapa Municipal da Violência um instrumento fundamental”.

Segundo o vereador do PSOL, é preciso entender que “a ação policial e um confronto violento não resolvem”. Políticas que visibilizem a juventude de forma positiva com  alternativa de renda, cultura e lazer, deveriam fazer parte de “um conjunto de direitos que lhe são negados, especialmente nas periferias e comunidades rurais”. Para criar esses caminhos, defende Jhonatas, é necessário o prefeito Colbert Martins Filho não “fingir que não conhece” uma lei neste sentido, aprovada pela Câmara.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.