Título de Cidadão Feirense é motivo de honra e orgulho, diz homenageado
23 de agosto de 2022
“Deus é tão sábio que criou o amor; o amor é tão sábio que independe de laços sanguíneos; laços sanguíneos são tão frágeis que nem sempre significam família…”. Com esta citação, da poeta paulista Thais Falleiros, o farmacêutico e empresário Carlos de Souza Andrade definiu a sua relação com Feira de Santana, ao receber, na noite desta segunda-feira (22), o Título de Cidadão Feirense. Visivelmente emocionado, diante da galeria e do plenário lotados de lideranças políticas e empresariais, familiares e amigos, ele lembrou o filósofo chinês Lao-Tsé: O agradecimento é a memória do coração.
Definindo a honraria recebida como um prêmio honroso, Carlos Andrade considerou um privilégio ser, a partir de agora oficialmente, filho da mais importante cidade do Norte e Nordeste do Brasil e novamente agradeceu, desta vez ao pai José do Patrocínio, “homem de poucas letras mas de uma sabedoria invejável”, e à mãe Conceição, “mulher simples e forte”. Os companheiros das lutas sindicais, na Fecomércio e seus “braços sociais” também mereceram citação no discurso do homenageado, nascido em Amargosa e com uma a trajetória de sucesso profissional em Salvador.
“Na vida, o que importa não é ganhar sozinho, mas ajudar os outros a vencer, mesmo que isso signifique diminuir o passo e mudar o curso”, ensinou o empresário do ramo de farmácia, que recebeu o título de cidadania feirense por iniciativa do vereador Silvio Dias (PT), que defendeu a valorização de quem trabalha para o desenvolvimento do município, da Bahia e do país. “É o comércio que gera emprego e renda”, disse, ao defender a reformulação do sistema tributário e uma legislação trabalhista mais eficiente para tornar Feira de Santana mais atrativa para o empresariado e manter o comércio vivo.
A sessão em homenagem, ao empreendedor e dirigente de entidade empresarial Carlos Souza contou com pronunciamentos de líderes empresariais e políticos, a exemplo de Luís Mercês, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); professora Anaci Paim, secretária municipal de Educação, representando o prefeito Colbert Martins; e o deputado federal Zé Neto (PT). Na mesa, ao lado de Silvio Dias, que dividiu a presidência com o vereador José Carneiro Rocha (MDB), o homenageado e sua esposa Najla Andrade; Coronel Adalberto Pithon, comandante do CPRL; Jorge Khoury, presidente do Sebrae-Ba; Marcos Silva, presidente do Sincomfs; Luís Mercês, presidente da CDL; e Kelsor Fernandes, presidente do Sistema Fecomércio-Ba.