Tourinho destaca o grande investimento do município em publicidade
18 de maio de 2020

Em pronunciamento, na tribuna da Câmara Municipal de Feira de Santana, durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), o vereador Roberto Tourinho (PSB) alertou para o investimento “de mais de R$ 1 milhão” em publicidade, realizado pelo Governo Municipal, em apenas dois meses.

O parlamentar denunciou a “farra com dinheiro público” ao mencionar o levantamento realizado pelo jornalista Rafael Velame, que identificou o investimento da Prefeitura em publicidade de, aproximadamente, R$ 1 milhão, durante abril e maio de 2020. De acordo com Tourinho, a justificativa desta despesa é a necessidade de divulgar ações educativas nos meios de comunicação, para conscientizar a população e combater a COVID-19, no entanto, o edil afirmou que algumas destas publicidades contém o nome do gestor, o que configura “propaganda eleitoral, alta promoção do governante e crime eleitoral”.

Roberto Tourinho ainda destacou que o orçamento das verbas a serem gastas em publicidade em 2020, seria de R$ 13 milhões e informou que irá apresentar na sessão de amanhã, um requerimento que solicita informações e detalhamentos sobre os gastos do município em publicidade no período que compreende os meses de janeiro a maio de 2020.

As propagandas da administração municipal não podem conter o nome do governante e nós temos observado que, Em aparte, o vereador Luiz Augusto de Jesus – Lulinha (DEM) – afirmou que o pronunciamento de Tourinho é “injusto”, tendo em vista a preocupação Colbert Martins em adotar medidas de combate ao novo coronavírus, e completou: “tanto que vocês já estão preocupados ao dizer que ele cresceu”. Em resposta, o oposicionista esclareceu que o seu pronunciamento alerta para “os gastos em publicidade com objetivo eleitoral”.

Ainda na tribuna, Roberto Tourinho lamentou a morte do comandante da Guarda Municipal de Feira de Santana, Antônio Élio Neris dos Santos, que faleceu na quarta-feira (13). O parlamentar transmitiu seu profundo pesar aos familiares, amigos e colegas do servidor e declarou: “eu, particularmente, sinto muito. Quero dizer a toda a Guarda Municipal, que perdeu um grande amigo: recebam o meu profundo abraço”.