FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Tourinho questiona redução de alunos matriculados na rede municipal
11 de fevereiro de 2020

Durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (11), na Casa da Cidadania, o vereador Roberto Tourinho (PV) voltou a criticar a Rede Municipal de Educação de Feira de Santana. Ele iniciou citando o fato do município não atingir as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) desde 2011, apesar de ser a segunda maior cidade da Bahia.

Tourinho também indagou o motivo da redução significativa de estudantes matriculados na rede municipal, em 2010 eram 56 mil alunos. “Hoje, em 2020, 10 anos depois, a cidade cresceu e o número de matriculados, que deveria ser maior, é de 48 mil alunos. Estamos apresentando requerimento solicitando informação deste governo responsável pelo sucateamento da Educação. Tem de explicar como 10 anos depois possui menos 8 mil estudantes”, cobrou.

O parlamentar acrescentou que muitas escolas foram desativadas nos últimos anos, especialmente nos distritos. “Sabe qual o resultado desta incompetência na Educação? Nove anos de atraso na média nacional do Ideb. Cidades com 30, 40, 60 mil habitantes, infinitamente menores, com índices satisfatórios”, contrastou. 

Tourinho evidenciou que, em contrapartida, o município possui uma instituição da rede privada de ensino reconhecida como uma das melhores do país pelo Ministério da Educação (MEC). Além de ter se transformado em um polo com mais de 20 instituições de ensino superior – a distância e presencial – e possuir uma das melhores universidades estaduais do Brasil, a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).   

 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.