Tradicionalmente realizada na zona rural, uma Missa do Vaqueiro deve acontecer na cidade, anualmente, sempre no mês de setembro, na Catedral Metropolitana. A proposta é do vereador Sílvio Dias (PT), autor do requerimento que provocou nesta sexta, na Câmara Municipal, uma Audiência Pública para debater os esportes praticados com a participação de cavalos. O petista acredita que este pode ser um grande evento para encerrar a Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira), tradicionalmente realizada naquele mês. Diante da imponência da Igreja Matriz, ele acredita, se poderia realizar o maior acontecimento do gênero no Estado. Organizadores de cavalgadas, dirigentes de entidades representativas nessa área e adeptos da atividade, presentes no plenário da Casa da Cidadania, apoiaram a sugestão.
O vereador também chamou a atenção do poder público, “que deve estimular essas promoções, uma vez que, muito além do lazer, movimentam o turismo e, consequentemente, a nossa economia”. Segundo ele, até pouco tempo, quando se discutia modalidades esportivas com cavalos, não se tinha noção do potencial. Mas a partir de 2019 com a mobilização dos organizadores de eventos, as autoridades têm sido instigadas a colaborar para que o esporte se desenvolva. Emendas orçamentárias alocadas tanto por vereadores quanto pelo deputado federal José Neto (PT), no segmento, “demonstram que o esforço de entidades como a Associação dos Organizadores de Cavalgadas, tem surtido efeito”.
O vereador Jurandy Carvalho (PL), que é organizador de uma grande cavalgada no distrito João Durval (antigo Ipuaçu), acredita que a Audiência Pública é “a largada para que possamos todos nos unir mais e lutar por incentivos junto ao poder público. “A cavalgada, podemos afirmar, é a maior festa popular dos nossos distritos e uma das principais opções de lazer”, diz ele. O seu colega Luiz da Feira (Avante) apelou ao Governo Municipal por “mais sensibilidade”, quanto a “um acontecimento tão tradicional na nossa cultura”. O vereador Petrônio Lima (Republicanos) também se fez presente.
Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.