UEFS deve investigar retirada de faixa com frase “fora Bolsonaro”: não há restrição legal a manifestações em universidades
11 de outubro de 2022

Quem retirou a faixa com a frase “Fora Bolsonaro” do portal de entrada da Universidade Estadual de Feira de Santana? Segundo o vereador Professor Jhonatas Monteiro (PSOL), não foi o reitor Evandro do Nascimento, diferentemente do informado na Câmara, durante debate sobre o assunto nesta terça (10). “A reitoria não poderia ter retirado”, diz ele, ao argumentar que “não existe restrição legal” para tal prática em um campus universitário, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal. Jhonatas relatou sobre dois episódios em  que a autonomia universitária foi confirmada, nos últimos anos.

Um deles, a anulação de operações policiais no interior dessas instituições, em 2018. O outro, a “validade de manifestações”, em suas áreas internas, decisão de 2020.  Para o vereador do PSOL e professor por formação, com bastante conhecimento da UEFS, a qual se referiu como “minha casa”, o caso recente sobre a faixa com conteúdo político de iniciativa da ADUFS, retirada da entrada do estabelecimento de ensino superior vinculado ao Governo do Estado, requer apuração. Defende que se investigue o fato para chegar ao responsável pelo ato e a adoção de medidas cabíveis.