UEFS e Prefeitura começam a discutir implantação de um Centro de Atendimento em Saúde da Mulher
29 de março de 2023
Um equipamento público voltado para a saúde da mulher deverá ser implantado em Feira de Santana, através de parceria entre a Prefeitura e a UEFS. A proposta, que tem origem em uma emenda impositiva ao Orçamento do Município, de autoria do vereador Sílvio Dias (PT), da ordem de R$ 600 mil, está sendo discutida entre a Secretaria Municipal de Saúde e a reitoria da Universidade. Em pronunciamento na Câmara, ele disse que a secretária Cristiane Campos e o reitor Evandro do Nascimento se reuniram este início de semana, para tratar do projeto. O futuro Centro de Atendimento em Saúde da Mulher poderá ser implantado nas dependências do Centro Social Urbano, que pertence ao Governo do Estado, sob gestão da UEFS, no bairro Cidade Nova.
O objetivo, de acordo com o vereador, é ofertar serviços multidisciplinares, como exame preventivo, investigação da endometriose, prevenção contra o câncer, entre outros. “Nossas mulheres feirenses sofrem com as dificuldades de acesso a esses direitos, que lhe são essenciais, nos postos de saúde do Município”, observa. Funcionando como curso de extensão para os graduandos de Medicina e Enfermaria, o Centro também será relevante para estes futuros profissionais.
O recurso previsto em emenda poderá ser empregado na compra de equipamentos, enquanto a UEFS entra com a mão de obra e insumos. Sílvio Dias vislumbra, para além da assistência ao público da cidade, a aquisição de veículos adaptados para levar os benefícios até os bairros da periferia, de maior vulnerabilidade, e também aos distritos. O vereador diz sentir-se “muito feliz” em participar deste processo de “inclusão” em pleno mês de março, dedicado às mulheres.