Unidade de Saúde do Feira VI exige que profissionais de enfermagem substituam médicos
21 de dezembro de 2022
Devido a falta de médicos, os atendimentos na Unidade Básica de Saúde do Feira VI, bairro Campo Limpo, estão sendo marcados pelo trabalho da enfermagem em substituição ao atendimento da área médica. A denúncia, classificada como grave, foi feita pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL), nessa quarta-feira (21), no Plenário da Câmara Municipal.
Ao relatar mais uma denúncia que recebeu, evolvendo a área de saúde do município de Feira de Santana, Jhonatas fez questão de salientar que não tem nada contra a enfermagem desenvolver os serviços que cabem à sua função. Mas pontuou que na área médica as competências são diferentes.
“Nenhum problema naquilo que compete a profissionais da área de enfermagem atuarem. Eles tem um papel fundamental não só na gerência das Unidades Básicas de Saúde como também em todo o trabalho de promoção e prevenção à saúde. Digo mais: o sistema de saúde não se manteria em pé sem os profissionais de enfermagem”.
Disse ainda não ver justificativa para uma Unidade de Saúde exigir que os profissionais de enfermagem assumam funções indevidas, em razão da incompetência administrativa do prefeito Colbert Martins Filho e da Secretaria Municipal de Saúde em gerir a área.
“Desde o início da atual gestão municipal são diversas denúncias. Já tivemos inclusive uma Comissão Parlamentar de Inquérito para apurar um conjunto de irregularidades e mais diretamente a corrupção. Exige-se que se apure essa denúncia, relacionada a qualidade do atendimento e possível ilegalidade, se tiver fundamento”, cobrou o vereador.