Vereador lamenta que secretário de segurança pública não anunciou instalação de serviço de inteligência em Feira
11 de maio de 2021
O Pastor Valdemir (PV) se mostrou bastante decepcionado com o secretário de segurança pública do Estado, Ricardo Mandarino, que esteve em Feira de Santana no último fim de semana. Em pronunciamento na Câmara hoje, o vereador lamentou a declaração feita pelo secretário sobre a falta de recursos disponíveis para reforma do Complexo Policial Investigador Bandeira, situado no bairro Jomafa, bem como a falta de anúncio sobre a instalação de um sistema de inteligência em Feira.
“Busco aqui nesta Casa que haja a instalação de um sistema de inteligência na cidade, para que seja possível ajudar a monitorar e reduzir a violência e a criminalidade. No último fim de semana foram 14 assassinatos registrados em Feira. E quando o secretário vem aqui, pasmem: diz que é para legalizar a maconha. Esta é uma porta de entrada para outras drogas pesadas”, disse.
Pastor Valdemir continuou: “Ninguém começa a usar drogas pesadas; sempre começa por baixo. E a Bíblia diz: um abismo atrai outro abismo. Esse discurso dele incentiva a nossa juventude para o mal, pois veio uma autoridade do Estado aqui e disse que estuda sobre isso há 20 anos. Só que o senhor, secretário, acabou assinando a sua incompetência, porque não se combate o crime facilitando a vida no crime”.
MEDELÍN COMO MODELO PARA COMBATER A VIOLÊNCIA
O parlamentar disse ainda que esperava que Ricardo Mandarino trouxesse esperança para Feira de Santana. “Mas acho que aqueles que negociam, induzem, treinam e capacitam a juventude para o mal foram os que ficaram felizes com a visita do senhor”. Pastor Valdemir citou em seu discurso que, nos anos 1990, Medelín foi considerada a cidade mais violenta do mundo. E esse cenário mudou com a forte atuação da lei e dos programas sociais para a juventude, a fim de que não fosse possível olhar para o crime como uma saída para se sustentar. E sugeriu que o mesmo seja feito em Feira.
Também, o parlamentar pediu aos colegas vereadores membros do Partido dos Trabalhadores que peçam ao secretário de segurança pública que enxergue Feira como uma cidade que combate a violência. “Feira não precisa legalizar a maconha para combater o crime; precisa de um secretário competente que desenvolva políticas sérias, projetos sociais bons e um sistema de inteligência”.
PEDRO AMÉRICO: “PT NÃO TEM COMPETÊNCIA NEM PARA CORTAR O MATO DO COMPLEXO”
O vereador Pedro Américo (DEM) afirmou que “o PT não tem competência nem para cortar o mato do Complexo. Será que são R$ 10 milhões para cortar o mato e pintar do jeito peculiar do PT de ser?”. O presidente da Câmara, vereador Fernando Torres (PSD), por sua vez, criticou a atuação da Guarda Municipal feirense. “Não vejo a Guarda Municipal fazer nada em Feira. É completamente despreparada e sem estrutura, diferentemente da policia de são Paulo, que age”, disse.