FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Vereador vai propor Frente Parlamentar para atuar junto às ONGs feirenses
11 de fevereiro de 2025

Um projeto de lei será apresentado, na Câmara de Feira de Santana, propondo a criação de uma frente parlamentar para garantir o funcionamento e transparência das Organizações Não Governamentais (ONGs) que atuam em Feira de Santana. O vereador Pedro Américo anunciou na sessão de hoje (11) que vai protocolar em breve esta proposição, na Gerência Legislativa da Casa. Ele pediu o apoio dos colegas para assinarem a proposta.

Ao justificar a medida,  Pedro Américo ressaltou a importância das ONGs, “que atuam onde o Poder Público falha”. No entanto, considera que muitas são prejudicadas pela burocracia para se manter em pleno funcionamento. Como exemplo, ele menciona a necessidade da declaração do Imposto de Renda, ainda que não tenham receita fonte fixa: “Algumas não têm um real, mas precisam pagar contador para fazer a declaração”.

Em apoio, o vereador Galeguinho (UB) disse que é necessário “modificar o tratamento recebido por essas associações”, porque as ONGs “levam esperança” para a população menos beneficiada por políticas públicas. Ismael Bastos (PL) entende que a frente parlamentar pode contribuir para “desburocratizar” o funcionamento dessas organizações. Também favorável a criação da Frente Parlamentar, o vereador Josivaldo Santana (UB) disse que participa de ações sociais e conhece as dificuldades enfrentadas pelas ONGs e associações beneficentes.

Uma delas, mencionada pelo vereador Eli Ribeiro (Republicanos), é a falta de incentivo e de subsídio do Poder Público para manter o funcionamento. Problema que, para o Professor Ivamberg (PT), pode ser solucionado durante a elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO): “Este ano, a LDO veio para que nenhuma verbas de subvenção chegue às associações”.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.