Vereadores destacam a importância da mulher na sociedade
8 de março de 2022
“A mulher foi escolhida por Deus há 2.000 anos, para dar à luz seu filho Jesus”. Citando Maria e a sua importância na história da humanidade, o vereador Paulão do Caldeirão (PSC) destacou as mulheres que ao longo do tempo vêm ocupando cada vez mais espaço na sociedade brasileira, em todas as áreas. “Mulher deputada, senadora, ministra, chefe de estado, vereadora”, enumerou, classificando como guerreiras as sindicalistas Conceição Borges e Marlede Oliveira.
As vereadoras Lu de Ronny (MDB) e Eremita Mota (PSDB), a esposa Antonieta e a filha Vitória também mereceram citação de Paulão na sessão ordinária desta terça-feira (8), data da comemoração do Dia Internacional da Mulher. Eremita também falou da luta constante da mulher para conquistar seu espaço e disse que nenhuma tristeza do passado pode ofuscar a alegria do presente e as conquistas de lutas. “Devemos ter gratidão até pelos obstáculos e derrotas”, afirmou a vereadora.
A história de luta da ativista Maria de Fátima Souza no Coletivo de Mulheres foi destacada pelo vereador Pedro Américo (DEM), que falou de desigualdade salarial e preconceito ao defender a efetivação da Secretaria Extraordinária para Mulheres Já o vereador Silvio Dias (PT) saudou as duas vereadores da Casa e prestou homenagem a todas as mulheres em nome da professora Maria da Glória Rodrigues de Oliveira, sua mãe, “que tinha três filhos e acolheu mais cinco”, conforme disse.
“Dia da mulher é todo dia”, resumiu o vereador Emerson Minho (DC) ao parabenizar todas as mulheres pela data comemorativa. Neste dia, a luta pelos direitos também deve ser lembrada, como lembrou o vereador Edvaldo Lima (MDB), mencionando o incêndio em uma fábrica têxtil de Nova York em 1911, que ceifou a vida de cerca de 130 operárias. O incidente é um dos acontecimentos históricos que remetem à criação do Dia Internacional da Mulher.
A homenagem do vereador Petrônio Lima (Republicanos) a todas as mulheres brasileiras em nome da primeira médica psiquiatra de Feira de Santana. Aos 86 anos, Maridélia Jalles Cohin Moreira marcou presença no plenário da Casa da Cidadania para participar da sessão comemorativa. Autor da proposta que deu origem ao Selo Social Municipal da Empresa Amiga da Mulher, o vereador Professor Ivamberg (PT) afirmou que “a mulher tem que ser valorizada, tem que estar na sociedade com sua vez e voz. A mulher tem que ser o que ela quiser”.
Ele falou também sobre a inclusão da Semana Municipal de Combate à Violência Contra Mulher no Calendário Municipal; a criação do Banco de Empregos para mulheres em situação de violência doméstica, familiar e vulnerabilidade social; e a regulamentação do embarque e desembarque de mulheres, pessoas idosas e deficientes no transporte coletivo das 20 horas à meia-noite. Os três projetos visam a implantação de políticas de apoio a mulher.