FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Donos de barracas, que atuam na Micareta, não aceitam relocação, este ano, para transversais do circuito
16 de março de 2023

A proposta do Governo Municipal, de tirar as barracas de bebidas da avenida Presidente Dutra e leva-las para as ruas transversais do circuito, na Micareta deste ano, significa a extinção dessa atividade  na maior festa popular da cidade. A reclamação  foi manifestada hoje, na Tribuna Livre da Câmara, pela representante dos comerciantes, Maria Nascimento. Ao “priorizar o isopor”, diz ela, adotando  o modelo aplicado no Carnaval de Salvador, a Prefeitura de Feira de Santana estará decretando o impedimento das barracas no evento. Apela à Casa da Cidadania para demover o secretário da “ideia fixa” de fazer a mudança, pelo menos nesse ano. “Pedimos que Jairo Carneiro pense nos menos favorecidos e adie a ideia para 2024. E contamos com o apoio desse Legislativo para ganharmos essa causa”, reivindicou. 

Maria lembra que quando saiu a nota da Secretaria Municipal de Cultura comunicando a mudança dos barraqueiros para as ruas transversais do circuito, a categoria ficou surpresa ao perceber o prejuízo que a alteração causaria “no bolso” dos trabalhadores e no fim de uma tradição de décadas: a do encontro “cultural e familiar”. A comerciante argumenta que, diferente da capital baiana, a estrutura de barracas na Micareta  transmite sensação de segurança. Em Salvador, observa, quem tem dinheiro vai para os grandes camarotes. Na festa local, as pessoas se sentem protegidas nas barracas a ponto de considerarem o espaço como “camarotes no chão”. 

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.