FECHAR
Licitações Contratos Convênios Leis Decretos Portarias Relatórios da Responsabilidade Fiscal Estrutura Organizacional Folha de Pessoal
Políticas para mulheres em Feira discutida em audiência pública
30 de março de 2022

Com o intuito de discutir a cobrança sobre políticas públicas que existem no município e suas efetivações, bem como a apresentação de demandas relacionadas às mulheres, a Comissão de Reparação, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Proteção à Mulher realizou, na tarde desta quarta (30), uma audiência pública para discutir o tema. A comissão é presidida pelo vereador Jhonatas Monteiro (PSOL) e tem como membro o vereador Petronio Lima (Cidadania).  

“Analisar, dentre outras coisas, as políticas públicas existentes no município, bem como o cenário da política local associada às mulheres. Embora os vários relatos tenham apontado como a iniciativa voluntária e como a ação de quem está a frente dos órgãos faz a diferença, precisamos entender que uma cidade do porte de Feira não pode ter a política pública sustentada apenas nisso”, disse Jhonatas.

Foi discutida também a chamada “pobreza menstrual” e a distribuição de absorventes para todas as mulheres que menstruam na cidade. No decorrer do assunto falou-se sobre a aprovação de uma PPA – Plano Plurianual, responsável por apontar diretrizes, objetivos e metas de médio prazo da administração pública – no valor de R$3 milhões para a compra dos itens de higiene.

Os casos de violência sexual e a necessidade de uma ampliação de cotas de acolhimento para mulheres e pessoas que foram vítimas desse crime também foram pontuados pelos presentes, bem como a necessidade da prática de profilaxias a fim de evitar doenças sexualmente transmissíveis. Sobre violência falou-se também sobre a obstétrica, pois dados apontam que uma a cada quatro mulheres no país já foram vítimas.

Na ocasião estiveram presentes a advogada e vice-presidente da comissão de Direitos Humanos, Isis Kataoka; a representante do Núcleo de Mulheres do PSOL Feira de Santana, Marcela Prest, e a presidenta do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do município (SINTRAFS), Maria Conceição Borges.

Também participaram a coordenadora do grupo Respeito e União pela Diversidade (GRUD); a vereadora licenciada e responsável pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio, e a diretora presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas. A vereadora Lú de Ronny (MDB) e o vereador Silvio Dias (PT) também estiveram presentes na audiência pública.

Este website utiliza cookies próprios e de terceiros a fim de personalizar o conteúdo, melhorar a experiência do usuário, fornecer funções de mídias sociais e analisar o tráfego. Para continuar navegando você deve concordar com nossa Política de Cookies e Política de Privacidade e Proteção de Dados.